sexta-feira, 27 de abril de 2012

Vídeo motivacional - campeão

Este é um vídeo que usamos muito em reuniões motivacionais, principalmente para equipes de vendas.
Vale a pena conferir.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Desafios a quem pretende liderar


Aos que ainda não são lideres, mas buscam um cargo de destaque, não há dúvidas que o primeiro desafio está na busca do autoconhecimento e do autodesenvolvimento. Primeiramente um líder deve desenvolver potencial e habilidades para executar seu trabalho, a cada dia novos desafios surgem e conquistas podem ser alcançadas de acordo com sua capacidade de administrar seu mundo real (VERGARA, 2009). “A abertura para o mundo globalizado implica o conhecimento do universo do mercado, dos clientes e da aprendizagem daquilo que os outros sabem fazer bem-feito” (SOTO, 2005, p. 240).

A partir daí, outro desafio é entender as pessoas de forma a influenciá-las a dar o melhor de si, ser presente e estar disponível sempre para administrar os conflitos sem tomá-los como algo pessoal ou confundir como incompetência. Isso faz com que as pessoas passem a confiar no líder, gerando assim uma relação de cumplicidade (HUNTER, 2006).
Vergara ainda destaca o desafio de superar os próprios medos e ajudar as pessoas para que superem os seus. A autora destaca que esses medos podem tornar as pessoas apáticas ou até mesmo agressivas. Outros sentimentos ruins, que devem ser controlados, de acordo com a interpretação de Vergara (2009), são a culpa e a inveja, que começam por destruir o emocional da pessoa.
Outro desafio é saber ouvir com tranqüilidade e aprender a negociar, como descreve Soto (2005, p. 240)
 “o modelo tradicional do chefe controlador e os empregados controlados já não funciona mais, é preciso passar de uma mentalidade de comando para a de um ambiente de responsabilidade”.
Sendo assim, o líder deve buscar ouvir não apenas o que as pessoas dizem, mas também como elas dizem, pois muitas vezes as pessoas se comunicam através de gestos e expressões (CHIAVENATO, 2004).
"A liderança requerida nesses novos tempos é um processo de construção do ser, e essa construção é de responsabilidade de cada pessoa" (VERGARA, 2009, p. 104). Sendo assim, quaando se opta por ser um líder deve-se viver a vida com plenitude e dignidade, de forma que as ações sejam valorizadas e dignas de serem seguidas.
Boa sorte!!