Motivação

               A motivação vem das necessidades internas de cada indivíduo em alcançar um objetivo ou uma meta, tendo como resultado um prêmio ou até uma punição. É necessário, fundamental, termos paixão por aquilo que fazemos. Suportar uma missão, ser empurrado a fazer algo não é compatível com os automotivados, que em
geral são bem-sucedidos, quer seja no trabalho, na vida social ou familiar. Neste caso é necessário desenvolver a habilidade de trabalhar com as tendências emocionais que vão guiar ou facilitar o alcance de suas metas. São elas:
* Vontade de realização - Que é a capacidade de esforçar-se para melhorar ou satisfazer um padrão de excelência.
* Dedicação - Que é a capacidade de alinhar-se com as metas do grupo ou organização.                      
* Iniciativa - Que é estar pronto para agir diante das oportunidades.�Iniciativa - Que é estar pronto para agir diante das
* Persistência - Que é o esforço continuado que sustenta a consecução das metas a despeito de obstáculos.

Motivação é definida como uma tendência para a ação, provocada por uma necessidade. As necessidades humanas básicas, identificadas por Abraham Maslow, como fatores causadores de motivação são bastante aceitas. São elas:
* Necessidades fisiológicas: São as necessidades básicas para a sustentação da própria vida, tais como comida, abrigo, sono, sexo.
* Necessidades de segurança: São as necessidades de estar livre do perigo físico e do medo da perda, tais como do emprego, do abrigo, da sustentabilidade.
* Necessidades de afiliação ou aceitação: Por serem seres sociais, as pessoas têm necessidade de se sentirem aceitas, pertencentes a um grupo.
* Necessidades de estima: Uma vez satisfeita a necessidade de afiliação, as pessoas passam a sentir necessidade de serem estimadas, respeitadas pelos outros. Passam a sentir necessidade de poder, prestígio, status.
* Necessidade de auto-realização: Segundo Maslow, esta é a mais alta necessidade em sua hierarquia. É o desejo de tornar-se aquilo que a pessoa é capaz de ser - maximizar seu potencial, realizar tudo que seja possível.

Em suma:
- Somente as necessidades são os motivadores do comportamento humano.
- As necessidades são intrínsecas ao indivíduo.
- Não se pode colocar necessidades nas pessoas.
- O que se pode fazer é facilitar ou dificultar a satisfação das necessidades dos indivíduos.
- O homem saudável é motivado principalmente pela sua necessidade de se desenvolver e se realizar como pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário