segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Dica de dinâmica

Sala Bagunçada



  Depois de um momento de uma interiorização com a equipe, todos são levados até uma sala onde antes estavam reunidos ou que já conhecem. Durante a interiorização, alguém da equipe se encarrega de revirar previamente todas as cadeiras da sala, deixando-a "de pernas para o ar". No meio da bagunça podem ser espalhados alguns elementos, conforme seu meio de atuação... É interessante que a sala esteja escura ou que os participantes estejam vendados, e que seja colocado um "rock pesado" como música de fundo, para completar o clima de desordem.
  As pessoas são convidadas a entrar devagar, em silêncio, e passear pelo ambiente, procurando descobrir o significado daquilo. Se alguém começar a arrumar a sala, deve ser impedida. Após um certo tempo de contemplação, pergunta-se ao grupo: "Alguém poderia partilhar conosco o que sentiu? Qual o significado disto? O que lhe chamou a atenção? A partilha deve ser incentivada, pois é isso que ficará marcado nas pessoas, e no final, após o fechamento, todos são convidados a arrumar a sala.

 SUGESTÕES: Associar a sala bagunçada ao nosso coração, à nossa vida, à nossa sociedade, ao nosso local de trabalho, à nossa equipe...etc. Utilizar quando sentir que as pessoas estão perdendo a noção de ordem, de organização, principalmente no local de trabalho... ou pode ser utilizada para lembrar o sentido de equipe, tudo depende da interiorização que é feita antes e depois da dinâmica.

** Se precisar de ajuda para realizar a dinâmica é só entrar em contato comigo. Boa sorte!!  ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário