terça-feira, 29 de novembro de 2011

Vantagens do trabalho em equipe


"Compare o membro de uma equipe e o indivíduo isoladamente - qual deles você veria com mais freqüência em seu relatório de desempenho?" - questionam os autores de "Trabalho em equipe - Motive e energize sua equipe já", da Qualitymark.
       São notórios os benefícios que uma equipe bem afinada pode trazer para a organização. Primeiro, porque uma equipe é formada de pessoas, que trazem consigo histórias de vida e competências diferentes, mas que se relacionam. Um é bom em analisar relatórios, outro fala muito bem em público, e o terceiro tem uma boca capacidade para detectar e resolver problemas. Estas são algumas características que, somadas, podem formar uma equipe coesa e eficiente.
       "A interação entre os pares e o potencial de cada indivíduo ficam ainda maiores quando utilizados em uma equipe. No time, todos são responsáveis mutuamente pelo resultado, diferente de quando se trabalha sozinho. Com o excesso de problemas e a necessidade de responder rápido em várias frentes que as empresas têm hoje, tornou-se quase impossível trabalhar de forma isolada, no esquema cada um por si", analisa Fátima Motta, da ESPM.
As diferenças entre as mentalidades*
Fatores Ênfase em "você" Ênfase em "nós"
Estrutura Trabalho individual centralizado nos departamentos Trabalho por processos realizado por times semi-autônomos
Hierarquia Rígida, com muitos níveis Poucos níveis para facilitar a comunicação e agilizar atomada de decisões
Carreira Baseada em cargos e em tempo de serviço O funcionário ganha projeção à medida que adquire mais habilidades
Execução de projetos Uma área ou pessoa é eleita para levar adiante um projeto As equipes multidisciplinares, formadas por pessoas dediversos setores, assumem o projeto
Tomada de decisão Todas as decisões operacionais são de responsabilidade do supervisor As decisões sobre detalhes do dia-a-dia do funcionário são tomadas por ele mesmo. A autonomia acelera os processos e aumenta a produtividade
Remuneração fixa Baseada em cargos, tempo de serviço e formação Baseada nas habilidades que agregam valor aos produtos da empresa
Remuneração variável Não há participação nos resultados Participação nos resultados proporcional às metas alcançadasvariável pelo time ou ao cumprimento de projetos individuais
Comunicação
A comunicação é truncada, pois há dificuldade de transmissão das informações entre os departamentos 
Crença de que a competição interna gera lucros para a empresa 
Estímulo à comunicação aberta entre todos os níveis. A internet tem sido o veículo mais utilizado e as reuniões viraram hábito diário
Competição Crença de que a competição interna gera lucros para a empresa Diminuição da competitividade. As promoções são baseadas nas habilidades adquiridas e, muitas vezes, só acontecem com o consentimento do grupo
* Extraído da reportagem intitulada "Nós S.A.", veiculada pela Revista Amanhã , parceira de conteúdo do Empregos.com.br . 

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