terça-feira, 28 de setembro de 2010

Habilidades e comportamentos dos líderes


Baseado nos filmes “Virando o jogo”, “Liderança uma grande aventura” e “Liderança: os dez chapéus dos líderes”.

“Sucesso é, muitas vezes, uma mera questão de sorte. E por várias vezes pessoas merecedoras do sucesso devido ao seu próprio talento nunca tiveram um pingo de sorte para ajudá-las”.
Essa é a realidade proposta pelo filme Virando o jogo, onde relata um momento crítico de um grande time de futebol, que se vê abandonado por seus melhores jogadores e por seu técnico. Porém, o filme vai muito além da história contada, vez que traz exemplos de trabalho em equipe e liderança.
Em princípio, podemos analisar o técnico Jimmy, que ao ser chamado para liderar o time que iria substituir os “astros” colocou suas imposições, ou seja, só aceitaria ser técnico daquele time se tivesse poder total sobre a equipe. E assim foi feito, Jimmy montou o time com os seres mais esquisitos que existiam: um ex-lutador de sumô, dois seguranças, um pastor, um maluco que está endividado com quem não deve, um ladrão, entre muitos outros. O filme usa a personalidade de cada um para passar suas lições de moral, que mesmo sendo evidentes acabam funcionando, pois o que o filme quer realmente mostrar é que com união e amor, seja qual for o objetivo, ele pode sim ser atingido.
Jimmy os motivou e tentou lidera-los até a chegada de Falco, o líder que ele queria que o time tivesse.
Num primeiro momento, Falco não conseguiu liderar a equipe, esta não o ouvia e por isso não aceitava suas direções, pois ele era lembrado pelo seu grande erro no passado, que o fez parar de jogar.
Apenas conseguiu começar a lidera-los quando escutou a equipe, dentro do campo, numa situação bizarra em que queriam simplesmente mudar de posição devido ao mau cheiro do vômito de um companheiro.
Mas, mesmo assim ele ainda não tinha confiança em si mesmo e por isso não chamava para si a responsabilidade do jogo, fato este exemplificado quando seu técnico o mandou fazer uma determinada jogada e ele a mudou na última hora. Perdendo o jogo novamente.
Contudo, após ficarem presos, o time todo junto, começaram a ver que todos têm algo em comum e que, juntos, formam uma equipe.
A equipe passou a seguir as direções de Falco após este falar claramente sobre seus medos e anseios, em uma reunião dirigida pelo técnico. Neste momento foi importante todos verem que, se não acreditarem em quem está á frente deles, não chegarão em lugar algum. Começaram então a jogar como um verdadeiro time.
Contudo, Falco foi afastado da equipe, pois o jogador que fazia sua posição havia voltado. Mesmo chateado com a situação ele a aceita, pois seu técnico diz ser o melhor para a equipe naquele momento.
Quando ele se afastou, a equipe perdeu o elo, não existia mais comunicação e os erros passaram a acontecer com muita freqüência. Até que, assistindo ao jogo pela televisão, seu técnico diz a uma repórter que o time precisava de coração, e ele entendeu o recado, pois um verdadeiro líder, que ama sua equipe, não suporta vê-la numa situação desagradável.
Por isso, Falco volta ao estádio, assume o controle da equipe, mostra a seus companheiros que ele está seguro e chama a responsabilidade do jogo para si, como mostra um dos últimos diálogos com seu técnico:
- “Como vai ser Shane” (técnico)
- “Eu quero a bola” (Falco)
- “Os vencedores sempre querem.” (técnico)
As principais características de liderança verificadas, conforme os filmes de apoio, foram: confiança, preocupação com a equipe e não apenas com a realização da meta, coragem para assumir responsabilidades, humildade para verificar o erro e voltar atrás, superação e amor.

Um comentário: