terça-feira, 12 de abril de 2011

Liderança e estratégia empresarial

Após uma pausa para finalizar meu TCC, volto com muitas novidades, principalmente sobre o tema Liderança e Estratégia Empresarial!!! Então... vamos começar...



Estratégia Empresarial

Estratégia empresarial constitui uma importante ferramenta na gestão, é hoje uma das palavras mais utilizadas na vida empresarial e encontra-se abundantemente presente tanto na literatura da especialidade quanto nos textos mais comuns, mesmo no âmbito jornalístico (HITT et al., 2008). Á primeira vista parece tratar-se de um conceito estabilizado, de sentido consensual e único. Contudo, como esse conceito nem sempre se mantém uniforme, buscou-se através de alguns autores, definições que venham a adequar ao propósito desse estudo.
Procura-se, aqui, fazer um levantamento, certamente não exaustivo e nem o único possível, da diversidade das definições do conceito de estratégia, dos seus processos de formação e dos sentidos em que o conceito é vulgarmente usado. A palavra estratégia, utilizada geralmente na área militar, vem do grego strategos, que significa a arte do general. É definida pelo dicionário wikipedia como sendo o conjunto de recursos que serão utilizados para se atingir uma determinada meta, objetivo.
A estratégia pode ser definida como o conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes fundamentais e os planos para atingir os objetivos, postulados de forma a definir em que situação a organização se encontra, que tipo de organização ela é ou deseja ser. Resumindo, é a arte de alcançar resultados (OLIVEIRA, 2005). Já de acordo com Chiavenato (2004, p. 70) “a estratégia organizacional refere-se ao comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Quase sempre estratégia significa mudança organizada”. Para Oliveira (2005, p. 28)
“estratégia empresarial é a ação básica estruturada e desenvolvida pela empresa para alcançar, de forma adequada e, preferencialmente, diferenciada, os objetivos idealizados para o futuro, no melhor posicionamento da empresa perante seu ambiente”.
Entretanto, segundo Hitt et al., (2008) a estratégia é definida como um conjunto integrado e coordenado de ações, compromissos e decisões com o objetivo de explorar as competências essenciais e alcançar uma vantagem competitiva perante as demais empresas. Da mesma forma, para Cavalcanti (2001 apud ALMEIDA FILHO, 2009, p. 44)  “desenvolver a capacidade estratégica significa saber analisar as competências essenciais e aptidões ou estilos estratégicos e ser capaz de transformar investimentos e tecnologias num recurso único de valor sustentável”.
Para se ter uma boa estratégia é preciso cumprir uma série de etapas e acompanhar cada uma delas corretamente para não deixar que algo saia errado. Contudo, essas etapas dependem de cada situação e das variáveis envolvidas. Por isso que a estratégia somente pode ser desenvolvida a partir de uma boa análise que compreenda todo o conjunto de variáveis e circunstancias daquele momento (OLIVEIRA, 2005).
A primeira análise sobre estratégia deve ser ambiental, ou seja, a análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças – conhecida na língua inglesa por SWOT (Strenghness, Weakness, Opportunities, Threats) – é caracterizada pelo cruzamento entre as forças e fraquezas internas, com as oportunidades e ameaças externas. É desta análise que depende o sucesso da gestão estratégica (OLIVEIRA, 2005).
Após a análise feita deve-se proceder ao planejamento. Contudo, um bom planejamento não define uma boa estratégia. É premissa, se a menor dúvida, mas não define que as coisas ocorrerão exatamente como planejadas. O planejamento consiste na tomada antecipada de decisões, ou seja, decide-se o que vai fazer antes que ocorra a ação necessária. “Não se trata de previsão das decisões que deverão ser tomadas no futuro, mas da tomada de decisões que produzirão efeitos e conseqüências futuras” (CHIAVENATO, 2004, p. 75).
Segundo Chiavenato (2007) a ferramenta do planejamento estratégico permite uma melhor visão do futuro da empresa e de um todo, sendo rara a situação em que a alta administração é capaz de desenvolver um plano estratégico de longo prazo e implementá-lo por vários anos sem qualquer necessidade de modificação.
A estratégia estará sempre ligada ao resultado e em sua forma eficaz de alcançá-lo. Ou seja, se a empresa tiver feito cada uma das etapas de sua estratégia de forma excelente e, mesmo assim, o resultado não foi alcançado, certamente não usou estratégia, mas sim um conjunto de etapas divididas ou relacionadas em processos, fases, áreas de conhecimento e idéias, mas não foi uma estratégia. Não existe estratégia ruim. Existe o erro estratégico, e este sim custa muito caro às empresas e às pessoas. Para se obter sucesso, além de se basear no resultado da análise do ambiente, a estratégia deve ser viável e compatível com os recursos da empresa, buscar criar vantagem competitiva e o compromisso das pessoas envolvidas, ter o grau de risco limitado pela empresa, ser criativa e inovadora e ser fundamentada nos princípios da empresa (OLIVEIRA, 2005).
Portanto, para se ter uma estratégia é preciso observar o ambiente e as suas variáveis. Enxergar os possíveis resultados e planejar tudo para alcançá-los. Atuar diretamente sobre cada uma das etapas e acompanhar de perto as pessoas, sempre identificando o que pode dar errado, buscando a perfeição estratégica absoluta a cada passo sem esquecer de manter sempre o foco no resultado, desta forma as chances de alcançá-lo serão muito maiores.

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