segunda-feira, 18 de abril de 2011

O que é pesquisa de clima organizacional

Atualmente torna-se cada vez mais necessário à área de Recursos Humanos mensurar suas ações através de procedimentos que possam respaldar ao máximo sua atuação nas organizações.
O objetivo é transformar a área num RH estratégico cuja atuação está alinhada aos planos de negócios da empresa. Mas como fazer? Como criar um RH que funcione como agente de mudanças e que vai além do simples gerenciamento do capital humano, apoiando iniciativas e planos de ação que contribuem para a execução das estratégias do negócio?
Contamos com algumas ferramentas que podem nos ajudar neste objetivo, sendo uma delas a percepção e manutenção do Clima Organizacional.
Mas afinal o que é Clima? Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, através da experimentação de práticas, políticas, estrutura, processos e sistemas e a conseqüente reação a esta percepção. Para isso contamos com uma ferramenta conhecida como PCO, ou seja, Pesquisa de Clima Organizacional.
A Pesquisa de Clima Organizacional é uma das mais importantes ferramentas para Gestão de Pessoas e Planejamento Estratégico de Recursos Humanos.
O objetivo desta é mensurar o nível de satisfação dos colaboradores com relação aos aspectos do ambiente organizacional e a maneira como as pessoas interagem umas com as outras. A PCO é uma forma de mapear o ambiente interno da empresa para, desta forma, atacar os principais focos de problemas e melhorar o ambiente de trabalho através de ações de treinamento e desenvolvimento pessoal.
O resultado final da Pesquisa de Clima Organizacional deve apresentar as informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria e a elaboração de um plano de ações que busque melhorar a motivação, a produtividade e a qualidade de vida dos seus funcionários.
Ao implantar a pesquisa empresa consegue ter um diagnóstico do grau dos inter relacionamentos (algumas variáveis) da sua empresa através da análise estatística dos dados. A técnica foi desenvolvida na década de 60 por Litwin e Stinger (1968).
Contudo, para o sucesso dessa ferramenta é necessário que os dirigentes e líderes da empresa estejam totalmente comprometidos com a implantação da pesquisa e acreditem no sucesso da mesma. E estejam preparados para não influenciar ou constranger suas equipes.
Além disso, é preciso que os funcionários confiem na pessoa, equipe ou empresa que vai aplicar a PCO, pois é essencial para o resultado que todos sejam transparentes.
Alguns cuidados devem ser tomados na aplicação da pesquisa:
- Não aplicar perto de períodos de dissídio coletivo;
- Cuidados com o anonimato;
- Com as generalizações dos resultados;
- Aplicar e analisar os resultados das áreas separadamente;

- O tamanho da amostra e sua representatividade em relação à população total da empresa.
É importante ressaltar que a Pesquisa de Clima deve sempre estar coerente com o planejamento estratégico da organização e deve contemplar questões de diferentes variáveis organizacionais, tais como: O trabalho em si; Integração Setorial e Interpessoal; Salário; Estilo Gerencial; Comunicação; Desenvolvimento Profissional; Imagem da empresa; Processo decisório; Benefícios; Condições físicas do trabalho; Trabalho em equipe e Orientação para resultados.
            A empresa que realiza com sucesso a PCO gera benefícios como o aumento da produtividade e a queda da rotatividade, a criação de um ambiente de trabalho seguro, a elevação do índice de motivação e ainda ganha uma valiosa ferramenta para a tomada de decisões que trarão resultados para sua empresa, dentre outros.




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