terça-feira, 9 de novembro de 2010

Autodesenvolvimento do líder

Muitos líderes se preocupam tanto em desenvolver seus liderados, que se esquecem da própria carreira, de buscar mais conhecimentos, mais informações e habilidades para galgar mais alguns degraus na vida profissional.

O aprendizado dos líderes se traduz em conhecimentos, habilidades e atitudes a serem aprimorados. Entretanto, antes de começar a descobrir “o que” ou “como fazer”, gaste um tempo descobrindo “por que”. Por que aquela pessoa reagiu dessa maneira? Por que aquele plano parece que não vai para frente? Por que é tão difícil fazer com que o pessoal entenda esse novo serviço? Para descobrir essas respostas, você deve:
  • Ler livros e revistas da área, procurar na internet recursos do seu setor, etc., mas cuidado com o que encontrar na internet. Há coisa boa por aí, mas também há muito lixo.
  • Conversar com pessoas mais experientes, tanto dentro como fora da sua empresa.
  • Participar de cursos, palestras e seminários.
Ao saber por que as coisas funcionam, você acabará desenvolvendo seu próprio “como fazer” e tomará decisões mais acertadas. Depois de entender “por que”, coloque a mão na massa. Experimente os conceitos, veja o que funciona melhor e pior com sua equipe, como cada um reage e, depois, vá aprender mais alguma coisa. Lembre-se: esse ciclo nunca termina.

Entretanto, nem tudo o que você lê ou vê pode ajudá-lo a se desenvolver na direção certa. Para seu desenvolvimento profissional, é necessário que você pergunte a si mesmo:
  • Onde eu estou agora? Que conhecimentos, habilidades e atitudes eu tenho? Como entendo o trabalho que minha empresa realiza?
  • Aonde quero chegar? Onde desejo estar daqui a cinco anos? Que tipo de líder quero ser?
  • E, principalmente, como posso chegar até lá? Quais tipos de desenvolvimento e aprendizado pessoal me ajudarão a desenvolver as características e conhecimentos que desejo?
É nessa última pergunta que muitos líderes falham. Eles têm um objetivo, têm ideia de que estão um pouco longe daquela meta, mas não sabem como se aproximar dela. Sobram, nesse caso, acusações para a alta diretoria, que não reconhece o trabalho, que tem apadrinhados e similares. Esse tipo de gerente não vê a sua própria responsabilidade em gerenciar a carreira. 

Para não fazer parte desse grupo, prepare um plano para os próximos seis meses, focando os conhecimentos, habilidades e atitudes que você identificou como prioridades. E comece agora mesmo!

Se você espera que sua equipe se desenvolva, dê o exemplo e desenvolva-se como o líder que deseja ser.



Cleverson Uliana
Editor da revista Liderança

Nenhum comentário:

Postar um comentário