sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Qualidades de liderança


No livro Como Tornar-se Um Líder (Coleção Você S.A., Editora Nobel), o consultor americano John Adair aponta sete atributos essenciais para a pessoa que quer exercer a verdadeira liderança

1. Entusiasmo - Você consegue pensar em algum líder que não tenha entusiasmo? É difícil, não? 

2. Integridade - Essa é a qualidade que faz com que as pessoas acreditem em você. E confiança é essencial em todos os relacionamentos humanos - sejam profissionais ou pessoais. Integridade significa tanto inteireza pessoal quanto a adesão a valores externos a você, principalmente bondade e sinceridade. 

3. Imparcialidade - Líderes eficientes tratam indivíduos diferentemente, porém, de forma igualitária. Eles não têm favoritos. São imparciais ao darem recompensas ou penalidades pelo rendimento. 

4. Firmeza - Muitas vezes os líderes são pessoas exigentes, sendo incômodo tê-los por perto, pelo fato de seus padrões serem muito elevados. Eles são obstinados e persistentes. Líderes querem ser respeitados, mas não são necessariamente populares. 

5. Zelo - A insensibilidade não leva a bons líderes. A liderança envolve o coração, assim como a mente. Gostar do que você faz e importar-se com as pessoas é igualmente essencial.

6. Confiança - Confiança é essencial. As pessoas sentem a sua presença, e, portanto, o desenvolvimento de autoconfiança é sempre anterior ao exercício da liderança. Mas não se permita que a autoconfiança seja excessiva, atitude que é o primeiro passo no caminho para a arrogância. 

7. Humildade - Uma qualidade própria dos melhores líderes. O oposto da humildade é a arrogância. Quem deseja trabalhar para um administrador arrogante? Os sinais de um bom líder são o desejo de ouvir as pessoas e ausência de egocentrismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário