terça-feira, 3 de maio de 2011

Desafios à liderança

A posição de líder vem acompanhada de uma série de desafios e dificuldades. Nessa nova era, onde a maneira com que as coisas mudam, evoluem e se propagam deixam o mercado bastante dinâmico, o líder passa a ser o centro das atenções, principalmente em momentos de crise, e deve ter forças para se superar e levar a equipe a dar a volta por cima. Exercer a autoridade pode ser suficiente em épocas de estabilidade, mas para um ambiente em constante transformação, quando mudam as regras que determinam estruturas, processos e sistemas é preciso haver liderança (SOTO, 2002).
Como salienta Vergara (2007) nessa nova era o que se busca são pessoas que tenham mentalidade global, que tenham um sonho e busquem transformá-lo em realidade, encontrando significado no trabalho e permitindo que outros encontrem também.
Da mesma forma define
“A administração do futuro aponta que o único caminho que resta às organizações de hoje e de amanhã é a busca da competitividade a partir da lealdade e motivação de seu pessoal, a lealdade e satisfação dos seus clientes e a lealdade e melhores relações da sociedade com fornecedores” (SOTO, 2002, p. 235).
O líder autêntico cria estratégias, determina a direção que a empresa deve seguir para alcançar um conjunto de metas e faz com que seus colaboradores o sigam por estarem convencidos da validade de suas idéias. É importante ter paixão e entusiasmo, que impulsionam os líderes, que os motivam a investir tempo e esforços necessários para criar a visão e depois transmiti-la para ajudar a inspirar outras pessoas (HITT et al., 2002).
Hoje, um dos principais desafios do líder, é extrair o máximo de desempenho de seus seguidores e criar condições para o florescimento da liderança, identificando e cultivando líderes potenciais em todos os níveis (MAXWELL, 2008). Isto porque as grandes empresas estão se decompondo em unidades menores de negócios para se tornarem mais competitivas.
Porém, muitas vezes o que acontece, é a falta de preparo dos gestores em relação a seus subordinados, o que pode levar a falta de desempenho por parte dos mesmos em não demonstrar 100% da sua capacidade de trabalho. O líder deve saber ser inovador, porém, deve saber mesclar a inovação com a padronização, que permite a mensuração dos resultados da equipe, além de ter a capacidade de saber administrar as diferenças culturais existentes no grupo.
Enfrentar riscos, ter persistência para alcançar resultados desafiadores, ter coragem, ser ético, construir novos valores de gestão, fazer com que as pessoas possam se desenvolver, ajudar as pessoas a encararem a realidade e mobilizá-las para que façam mudanças, são as responsabilidades do líder hoje, que ultrapassa tudo o que se falou e esperou dos líderes do passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário