sexta-feira, 20 de maio de 2011

Dilema: o importante e o urgente

Atendendo a pedidos, vamos voltar ao dilema de todo profissional, o que é importante e o que é urgente?!
Como programar o tempo da melhor maneira possível?

Cada ação que você realiza tem um grau relativo de importância e urgência. As tarefas importantes são aquelas necessárias, úteis, de alto valor, essenciais. As tarefas urgentes são aquelas que precisam ser executadas naquele momento, com pressa, não podendo ser adiadas.

Será que você sabe diferenciar o importante do urgente no seu dia-a-dia?
1. As coisas importantes raramente são urgentes.
2. As questões urgentes exigem nossa atenção exclusiva e exercem contínua pressão.
3. O caráter de pressa do que é urgente mascara a sua real importância.
4. Muitas tarefas urgentes são, na realidade, artificiais.

Quando deixamos de fazer alguma atividade no prazo estipulado, criamos uma urgência. Pagamos com desgaste emocional e físico nas nossas relações pessoais e profissionais. Sem contar que, muitas vezes, para controlar uma urgência, precisamos abandonar tarefas importantes.
Trabalhar constantemente em crise, “apagando incêndios”, não é natural, e compromete a saúde e a motivação. Reflita sobre o seu cotidiano de trabalho. Pense como você realiza a maior parte das atividades.
Se você conseguir diferenciar as tarefas urgentes das importantes estará dando o primeiro passo para priorizar o que é, de fato, essencial.
Somente quando pudermos romper com a tirania do urgente é que resolveremos o problema da falta de tempo.

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