sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Bater a meta nunca é por acaso

Como você reagiria se um dia o seu diretor chegasse à empresa e comunicasse: "Esse mês ninguém precisa bater nenhuma meta". Haveria comemoração? Lamento? Ou você pediria para internar o chefe? Seja lá qual fosse sua reação o fato é que ninguém ficaria indiferente a tal decisão do chefe.
Todos nós estamos acostumados a trabalhar sob a pressão das metas, e se um dia essa pressão não existisse mais, ficaria a pergunta: trabalharíamos com a mesma energia, com a mesma motivação? A meta estipulada é um alvo, um ponto de chegada, sem ela como saber para onde devemos ir e se estamos no caminho certo?!
Quando eu era criança assistia a um desenho animado de um coiote chamado Willie. O Willie tinha como meta pegar o Papa-Léguas, e de todos os episódios que eu assisti nunca tive a oportunidade de ver o Willie bater sua meta. Ele tinha velocidade, fator imprescindível para qualquer pessoa que queira realizar um sonho, alcançar um objetivo. Ninguém pode negar a persistência do Willie, pois, pelo que me consta até hoje ele tenta pegar o Papa-Léguas. Mas por que então ele não pega o Papa-Léguas? Simplesmente porque velocidade e persistência nem sempre significam eficiência.
Um tópico que sempre faz parte dos meus treinamentos é Foco. E você pode me perguntar: Mas o Willie não tem foco? A resposta é sim, claro que tem. Mas o foco do Willie está no problema, pegar o Papa-Léguas, e não na solução, como pegar o Papa-Léguas. Até hoje o coiote Willie continua comprando produtos da ACME.
Quantos profissionais hoje (principalmente os da área comercial) vivem focados no problema, bater a meta, e não na solução, como bater a meta, estudar o mercado, a melhor estratégia, planejar seu tempo, aprimorar suas habilidades.
Se um profissional não bateu a meta ele tem que se comprometer a não repetir a mesma estratégia no mês seguinte, senão os resultados serão ainda piores.
Se eu pudesse deixar aqui alguns ingredientes necessários para uma pessoa bater sua meta eu deixaria:
Foco: pense no seu cliente, escute-o, descubra suas necessidades, supere suas expectativas, e faça tudo o que for necessário para satisfazê-lo.
Ousadia: vá além. Nunca se intimide com o tamanho do seu cliente ou com a força do seu concorrente. Questione as velhas fórmulas. Faça o que você nunca fez e viverá o que nunca viveu.
Velocidade: Não dá para esperar ou ficar parado. Cada dia que passa é um dia a menos para bater a sua meta.
Persistência: Como uma criança que quando quer alguma coisa faz de tudo para conseguir: faz manha, chantagem, chora... Assim deve ser o profissional no processo de alcançar suas metas. O que não pode acontecer é se abater com um não, desanimar com boatos ou o que é pior, desistir, seja lá qual for o motivo.
Agora quero deixar um último conselho, pegue tudo isso que você acabou de ler e use para bater suas metas de vida. Visualize-as. Aproveite melhor o seu tempo. Acredite: Vai valer a pena!


Nenhum comentário:

Postar um comentário