sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dinâmica de grupo - Direita vaga

Coloca-se os indivíduos em círculo, sentados, inclusive o dirigente, com uma cadeira a mais (desocupada), ou seja, se tiver 10 participantes, deverá ter 11 cadeiras.

Aplicação: Informa-se aos participantes que se vai numerá-los e que estes números serão utilizados durante o exercício, portanto eles não poderão esquecê-los. Terminada a numeração, nota-se que alguém ficou com uma cadeira vazia à sua direita. Então o dirigente dá a seguinte instrução: Quem tiver a cadeira vazia à sua direita deverá chamar uma pessoa para ocupá-la, da seguinte forma: “A MINHA DIREITA ESTÁ VAGA PARA O NÚMERO ... (tal)”.
A pessoa cujo numero for chamado deverá levantar-se rapidamente e ocupar a cadeira ao lado de quem a chamou. Isso fará com que outra cadeira fique vazia à direita de outra pessoa. Esta então deverá proceder da mesma maneira.

Regras:
      a)   Tão logo a cadeira da direita fique vazia, a pessoa deverá chamar, imediatamente, alguém para ocupá-la, antes que a pessoa que saiu sente-se na outra cadeira. Se, por acaso, a pessoa chamada sentar-se e a cadeira que ele usava permanecer vazia, isto é, quem deveria chamar distraiu-se, o dirigente deverá interromper e impor um “castigo” ao distraído.
      b)  Outro motivo de punição é a pessoa que, ao ver a cadeira vazia à sua esquerda, usar a frase mestra junto com o outro colega.
     c)  Será punido também a pessoa que se atrapalhar e chamar um numero que não exista ou chamar seu próprio numero.
     d)  Finalmente, será punida a pessoa que ao mudar de lugar deixa vaga, à sua direita, a cadeira que ela mesma usava e por este motivo, se confunde, senta-se sem chamar alguém para sua direita.

       Essa dinâmica é muito divertida, deve ser usada para aquecer a equipe antes de alguma atividade ou para verificar o quanto as pessoas estão atentas às situações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário