quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Características da Liderança

"A liderança é como a gravidade. Você sabe que está lá, você sabe que ela existe, mas como você a define?"  Dr. Jamie Williams

A liderança é algo subjetivo, ou seja, é própria de um ou mais sujeitos, mas não é válida para todos. Sendo assim, nós sabemos que ela existe e podemos ver onde ela está, ou quem a possui, através de certas características, que são, por consenso, típicas de uma liderança de qualidade.
Grandes líderes aparecem de várias formas, não existe um perfil perfeito, pois liderança é o processo de influenciar os membros de uma equipe a trabalhar arduamente no sentido de se comprometer com as metas determinadas.
            Os líderes devem possuir as qualidades que estão tentando incorporar na sua equipe. Por exemplo, se você quiser membros confiantes, que tenham autocontrole, que sejam disciplinados, etc, então primeiro você deve possuir todas estas características. Uma das coisas mais poderosas que você pode fazer é dar o exemplo, é ser um modelo de influência para os seus liderados. Dessa forma, tudo o que você fizer será observado. 

Vince Lombardi disse: "Os líderes são feitos, não nascem prontos, e são feitos exatamente como qualquer outra coisa tem sido feita em todo o país - pelo trabalho duro" (Dowling, 1970, p. 179).

Grandes líderes são muitas vezes os estudiosos em seu campo e são inteligentes. Como todos os grandes estudiosos, eles não são sabe-tudo, sentem que há sempre mais a aprender e tem uma disposição para admitir erros. Os líderes proeminentes tomam decisões baseadas em fatos e aplicam o bom senso e a simplicidade nas tarefas complexas. Você deve escolher a estratégia correta para a situação certa, mesmo quando a pressão é esmagadora. Eles são bem organizados, detalhistas e, devido à sua preparação cuidadosa, raramente são pegos desprevenidos. Seu grande conhecimento permite que eles sejam grandes educadores e motivadores. Eles também são inteligentes o suficiente para saber que muitas vezes eles vão ter de alterar o que inicialmente estava previsto devido a novas circunstâncias, então, flexibilidade e ter uma mente aberta são essenciais para a liderança.
Os líderes bem sucedidos não são apenas altamente orientados e motivados, mas também fomentam o mesmo entusiasmo aos seus associados. 
Charles Schwab disse: "Eu considero a minha capacidade de despertar entusiasmo entre os homens o maior bem que possuo, e o caminho para desenvolver o melhor que há em um homem é de apreço e encorajamento" (Carnegie, 1964, p. 34). 

Eles têm um alto nível de energia, criam excitação para as tarefas e são catalisadores para as ações positivas. É preciso ser um bom motivador e ter o dom para a persuasão verbal para conseguir seguidores que "comprem" o fato de que o trabalho duro compensa.
Grande liderança envolve confiança, assertividade e respeito mútuo. Grandes líderes assumem riscos calculados e são inovadores e confiáveis em suas decisões. Esta confiança e assertividade normalmente são transmitidas para os membros da equipe através do tratamento sincero, pois este faz com que o entusiasmo e a energia do líder atinja o coração da equipe. 
A qualidade e a eficácia de um grande líder geralmente é medida por meio dos esforços e conquistas da equipe como um todo. A confiança do treinador na equipe pode dar aos seus membros uma força antes desconhecida para fazer coisas extraordinárias. 
Para obter o máximo de cada integrante da equipe e fazer com que sua experiência seja positiva dentro da equipe, é preciso entender a individualidade de cada membro e a dinâmica de interação do grupo. É essencial conhecer os membros bem o suficiente para ser capaz de avaliar seus pontos fortes e fracos e utilizá-los para o seu pleno potencial dentro do contexto da equipe. 

"A boa liderança consiste em motivar as pessoas a seus níveis mais elevados, oferecendo-lhes oportunidades e não obrigações" (Tzu, p. 135).

O grande líder é um mestre na arte da comunicação. Ele está ciente da forte necessidade de combinar as palavras, de forma a atingir o maior número de membros possíveis. Além disso, os líderes devem ser acessíveis ter mente aberta, pois a comunicação é uma via de mão dupla, é preciso estar aberto a ouvir as opiniões e vontades da equipe. Isso é fundamental na construção de um ambiente de confiança e abertura, onde os liderados não têm medo de pedir ajuda e serem punidos. 

Murray & Mann declarou que um líder competente “tem uma visão, um intenso foco nos resultados, uma estratégia realista para realizar essa visão e a capacidade de comunicar a visão e conseguir o apoio dos outros".

E, para finalizar, o líder deve proporcionar um ambiente onde outras pessoas possam aprender e crescer. Ele deve saber delegar responsabilidades para o grupo e, ter a coragem, de promover a independência de seus liderados. Caso contrário, os membros irão sentir que eles não são confiáveis para cuidar de si mesmos e serão irresponsáveis. Deve haver um equilíbrio onde o líder admite sua parcela de responsabilidade e dá algum apoio aos membros de sua equipe.
Este artigo analisou uma série de características que parecem ir de mãos dadas com a liderança notável. Não existem lideres perfeitos, mas a excelência em liderança é adquirida por pessoas que têm um forte senso de visão, paixão e são capazes de levar outras pessoas a se doarem 100% em busca de um objetivo. Lembre-se: Ninguém é líder sozinho.

[Adaptado de "Ganhar a forma mental”]

Nenhum comentário:

Postar um comentário