OBJETIVOS:
- Comparar os resultados de uma decisão individual com uma decisão grupal.
- Explorar valores que caracterizam um líder.
TAMANHO DO GRUPO: 6 a 12 participantes em cada subgrupo, sendo possível orientar vários subgrupos, simultaneamente.
TEMPO EXIGIDO: Aproximadamente uma hora.
MATERIAL:
- Uma cópia das características de um líder, conforme consta no final deste exercício, para cada participante.
- Lápis ou caneta para cada participante.
AMBIENTE FÍSICO: Uma sala, com cadeiras, suficientemente ampla, para acomodar todos os participantes.
PROCESSO:
- O animador, caso o número de participantes for acima de 12 pessoas, formará subgrupos para facilitar o trabalho, distribuirá uma cópia das características de um líder.
- A seguir, todos procurarão tomar uma decisão individual, procurando seguir as instruções que se encontram na folha que todos receberam.
- Durante aproximadamente 10 minutos todos procurarão fazer a seleção das características, colocando-as em ordem de prioridade.
- Uma vez terminado o trabalho individual, o animador determina que se faça uma decisão grupal. Em cada subgrupo se fará a indicação de um relator, a quem cabe anotar a decisão do grupo, para posteriormente ser relatado no plenário. Durante aproximadamente 30 minutos processa-se então a discussão grupal, em torno da classificação das características de um líder.
- Numa discussão final, todos os relatores dos subgrupos apresentam em plenário o resultado da decisão grupal.
Relação das características de um líder
Instruções:
Abaixo há uma lista de 12 características de um líder. Seu trabalho será de enumerar essas características, colocando
- o nº 1, para aquela característica que no seu entender é a mais importante,
- o nº 2, para a segunda característica mais importante,
- até o nº 12, para aquela que no seu entender é menos importante para um líder.
Decisão (individual e grupal):
- mantém a ordem durante todo o tempo da reunião;
- é amigo e social;
- tem idéias novas e interessantes: é criativo;
- sabe escutar e procura compreender as outras pessoas;
- é firme e decidido, não hesita;
- admite abertamente seus erros;
- procura fazer entender a todos;
- promove oportunidade para que todos os membros ajudem na solução dos problemas;
- sabe elogiar com frequência e raras vezes critica negativamente;
- gosta de conciliar;
- segue rigorosamente as regras e os procedimentos;
- nunca manifesta rancor e insatisfação.
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