quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Características do Líder

Como já falamos anteriormente das características da liderança, agora vamos tratar um pouco das características necessárias para ser um bom líder, ou seja, para exercer a liderança com excelência.

Grandes líderes aparecem de várias formas, não existe um perfil perfeito. Contudo, existem algumas características que são, por consenso, típicas de uma liderança de qualidade.
As características para ser um bom líder não são habilidades certas ou comportamentos que já nascem com o indivíduo, como algumas pessoas ainda pensam. Mas podem ser desenvolvidas por qualquer um, desde que tenha vontade aprender e persistência. Porém, para se desenvolver essas habilidades é preciso tempo, sem um investimento de tempo, pouquíssimas pessoas conseguem desenvolver ou aprimorar suas habilidades para se tornarem grandes líderes.
Algumas pessoas têm mais facilidade para liderar e agem naturalmente de maneira certa, pois conseguem motivar, inspirar e fazer com que seus liderados busquem os melhores resultados a cada dia. Porém, mesmo tendo essa facilidade ainda é preciso estar constantemente se aprimorando e melhorando suas habilidades como líder.
O líder eficaz é aquele capaz de transformar idéias e desejos em realidade concreta, ele deve possuir as qualidades que está tentando incorporar em sua equipe, pois liderança é levar as pessoas a buscarem um resultado através da influência. Sendo assim, para influenciar uma equipe é preciso mostrar, dar o exemplo, ser o espelho.
Dentre as várias características necessárias a um bom líder, algumas são imprescindíveis, tais como:
·          Responsabilidade: assumir integralmente suas ações e responder por elas frente ao seu juízo e ao da sociedade
·          Flexibilidade: não ter receitas mágicas; não querer enquadrar o outro num esquema rígido e por isso, doentio.
·          Humildade: saber-se falho, finito; buscar a impecabilidade interior e não a concordância nos olhos dos outros.
·          Senso ético e pleno respeito à individualidade do outro: não invadir o outro.
·          Autenticidade: coerência entre o pensar, sentir, falar e agir.
§   Honestidade: sinceridade, integridade em todas as suas ações. Comportamento enganoso não inspira confiança.
§   Competente: suas ações devem ser baseadas na razão e nos princípios morais. 
§   Ter uma visão de futuro;
§   Ser inspirador: ser capaz de inspirar os outros a alcançar novas alturas. Assumir o controle quando necessário.
§   Inteligente: ler, estudar e procurar tarefas desafiadoras.
§   Imparcial: tratamento equitativo a todas as pessoas.
§    Empatia e tolerância: mostrar empatia por ser sensível aos sentimentos, valores, interesses e bem-estar dos outros.
§   Corajoso: ter perseverança para atingir uma meta, independentemente dos obstáculos aparentes.
§   Simples: usar bom senso para tomar boas decisões no momento certo.
§   Imaginação e criatividade: fazer mudanças oportunas e adequadas no seu pensamento, planos e métodos. Ser inovador!

Uma outra característica que deve ser aprimorada é a Inteligência Emocional, segundo Daniel Goleman (1995) ela está relacionada a habilidades como motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns.
Essas características pessoais são fundamentais para uma boa liderança. Contudo, nenhuma delas é chocante ou inovadora, são apenas habilidades que podem e devem ser praticadas no cotidiano, ou seja, devem ser um hábito daqueles que buscam a excelência em liderança. Algumas podem ser mais naturalmente presentes na personalidade de um líder. No entanto, cada uma dessas habilidades também pode ser desenvolvida e fortalecida.
   Porém, são nos momentos de crise, de uma economia desaquecida, de desencanto, de desemprego, de padrão de vida decrescente, que o mercado tem a necessidade de profissionais capazes de transformar crise em oportunidade, desencanto em motivação, desaquecimento em soerguimento acelerado e padrão de vida decrescente em enriquecimento. E é para exercer um papel transformador na sociedade que os líderes são treinados. (PLT – Comunicação e comportamento organizacional – p. 148, 2009 – Geraldo R. Caravantes, Cláudia B. Caravantes e Monica Caravantes Kloeckner).

Um comentário:

  1. nao paro de me surpreender com a qualidade do seu blog, parabens!!!!!!!

    ResponderExcluir