terça-feira, 5 de outubro de 2010

Quem é você?

Já parou para pensar naquele famoso ditado popular: “Diga-me com quem andas e eu te direi quem és”?
Segundo Richard Koch, nós somos a medida das cinco pessoas com as quais mais temos contato. Será??
Pare para analisar o meio em que você vive. Geralmente as pessoas escolhem se associar a outras que possuem os mesmos valores, formação, atitudes e comportamentos.
Reserve um momento e escreva uma lista das 5 pessoas com as quais você passa mais tempo, seja no trabalho, na família ou amigos e responda às seguintes questões:
·         Quem elas são e o que elas são?
·         Você as considera como amigas?
·         Pode compartilhar com elas seus pontos de vista e interesses?
·         Elas te inspiram, encorajam, ensinam ou te mantém na zona de conforto?
·         Elas te levam a empreender mais ou limitam sua ambição, te desanimam?
·         Elas desafiam suas visões, suas verdades, seus pensamentos ou simplesmente concordam com tudo o que você faz?
·         Elas te ajudam a ver as coisas de forma diferente ou vêem as coisas da mesma forma?

Ao responder essas questões você vai ter uma visão de como você está agindo diante das opções que a vida te dá, ou seja, você as enfrenta e busca crescer sempre ou se esconde e “deixa a vida te levar”.
Se passarmos a maior parte do nosso tempo com pessoas idosas, acabamos pensando e agindo como tais; da mesma forma se passarmos mais tempo com pessoas rabugentas esse será nosso seu fim.
Quando temos um objetivo devemos ter ao nosso lado pessoas que nos ajudarão a buscar e realizar o mesmo. Se você quer ser um  grande músico tente passar seu tempo ao lado de grandes músicos. Assim como, se você quer ser um profissional bem sucedido, tenha ao seu lado os melhores, pois isso te ajudará a buscar sempre mais.
Mas é importante lembrar que não devemos nos desfazer de nossos amigos e parentes só porque eles não são bem sucedidos (como gostaríamos). Contudo, devemos diminuir o tempo que passamos com pessoas que limitam nossa visão, nos deprimem, são ranzinzas, ou pior, ignoram coisas que julgamos importantes.
Se quisermos ser mais criativos, proativos, mente aberta, pessoas interessantes, devemos sair de nossa zona de conforto e procurar nos associar com pessoas que podem desafiar nossa visão das coisas, cujas experiências são diferentes das nossas e que confrontarão positivamente nossas verdades.
Conversar é a melhor forma de aprender, mudar de estratégias ou reforçá-las. A menos, é claro, se acharmos que sempre temos razão em tudo!

Pense nisso e mude, ainda dá tempo.

3 comentários:

  1. Fantástico raciocínio! É neste ponto que diferenciamos as pessoas, não há preço que pague a oportunidade de conviver com pessoas que nos acrescentam conhecimento ou que nos desafiam os sentidos. Aposto que nenhum grande ato veio apenas de palavras de apoio e sim das de desafio. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Déborah! Parabéns pelo artigo!! Pois é muito rico e nos leva a pensar e ver a vida de uma outra forma e mais conviver com pessoas nos traz muito aprendizado,nos ensina,cada um tem seu jeito e isso nos faz crescer muito.PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  3. Parabens! esse texto só veio reforçar o q eu ja tinha em mente , obrigado pela força abraços !!

    ResponderExcluir